Depois do Ceará, de Minas Gerais e do Pará, foi realizado no Distrito Federal o roadshow do programa Brasil Mais Produtivo, do governo federal. A ação na capital do País ocorreu na manhã desta sexta-feira, 12 de julho, na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Distrito Federal, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
O Brasil Mais Produtivo está alinhado às diretrizes da Nova Indústria Brasil, política industrial lançada em janeiro que tem como uma das missões a transformação digital da indústria nacional para ampliar a produtividade.
Em discurso, Alckmin destacou a necessidade de ação nas causas do baixo investimento e da baixa produtividade para alavancar resultados. “A Nova Indústria Brasil é uma indústria inovadora — precisamos investir para inovar —, sustentável, competitiva e exportadora. O Brasil é 1,9% do PIB [Produto Interno Bruto] do mundo; então 98,1% do comércio está fora dele. Nós precisamos fazer um esforço para exportar e, principalmente, cuidar da região. O mundo é globalizado, mas o comércio é intrarregional”, pontuou.
“É o momento de a gente investir para ganhar produtividade, competitividade, reduzir custo de produção e poder avançar mais. O Brasil Mais Produtivo já está em andamento, então, as micro, pequenas e médias indústrias podem se inscrever, e o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] e o Sebrae farão o diagnóstico”, complementou.
No evento, empresários tiveram a oportunidade de conhecer e inscrever para participar do programa, que oferta soluções, capacitações e consultorias com o objetivo de melhorar a competitividade das indústrias brasileiras.