Sustentabilidade
Novos caminhos para a produção verde
Indústria brasiliense de tintas e revestimentos sai na frente com a construção de novo parque industrial nos moldes da indústria 4.0 com soluções sustentáveis
Imagens da fábrica
Captação de água da chuva, reciclagem, tratamento de efluente, energia fotovoltaica e subestação de energia. Esses são alguns dos novos investimentos da Mistercryl Tintas, para a produção de tintas e revestimentos com recursos sustentáveis. O investimento reduz não só processos de produção dentro do molde da indústria 4.0, mas também economiza matéria-prima não renovável, como a água, além de zerar o descarte de material contaminado no solo.
Mistercryl Verde

Aproximadamente 200mil toneladas de latas de aço usadas retornaram para o processo de reciclagem no país, e este índice vem aumentando graças à ampliação de programas de coleta seletiva e educação ambiental.
Embalagens
Os baldes de plástico e latas em aço são pensados para o reuso do cliente final. A indústria incentiva, por meio dos canais de comunicação formas inteligentes e criativas para o reaproveitamento desses materiais. Os baldes de plástico pode ser usado nas atividades domésticas. As latas em aço podem virar pufes, luminárias, banquetas, entre outras coisas. Além disso, temos parceria com empresas que reciclam e sempre reforçamos o descarte adequado para não contaminar o solo.
De acordo com a Abal – Associação Brasileira do Alumínio, o Brasil é o maior reciclador de aço e alumínio desde 2001. O aço é um metal totalmente reciclável, e pode voltar ao mercado em diferentes formas, desde carros, geladeiras e eletrodomésticos até acessórios variados, como tesouras e maçanetas. De acordo com a ONG Cempre – Compromisso Empresarial para Reciclagem, 46,7% de todas as latas de aço consumidas no Brasil em 2015 foram recicladas. Fazem parte desse montante, latas de bebidas; alimentos, como ervilha, milho e sardinha; tintas; massa corrida e produtos químicos.
Captação de água da chuva
A indústria possui duas caixas d’água de 10 mil litros e mais um reservatório submerso com capacidade para 100 mil litros, que servem como ponto de armazenamento da água da chuva. Com a captação, a água será tratada e reutilizada tanto no processo fabril, quanto no uso externo geral, substituindo a utilização do abastecimento da concessionária convencional.
Reciclagem
A Mistercryl tem contrato com uma empresa recicladora, que recolhe o material descartado, que já é disponibilizado separadamente (papelão, plástico, lata, fitas, papel). O valor arrecadado com a venda desse material é reinvestido em cursos, bonificações, premiações e recursos para os colaboradores da indústria.
Tratamento do efluente
O tratamento do efluente da produção de tintas e revestimentos é feito de forma automatizada. É executada a separação dos resíduos sólidos dos líquidos em três etapas, sendo elas: a captação e bombeamento para a estação de tratamento de esgoto – ETE. Chegando à ETE, ele fica retido por 24 horas, para oxigenar e evitar o mau cheiro. Em seguida ocorre o bombeamento das caixas superiores onde é adicionado ao resíduo, produtos para descontaminação da água. Após a ação efetiva do produto é realizada a análise da qualidade da água, em laboratório. Após o resultado, acontece o descarte liquido na rede de esgoto. O resíduo sólido é peneirado e posto para a secagem natural. A empresa autorizada a fazer a coleta, recolhe e realiza o descarte adequado.
Energia Fotovoltaica
A Mistercryl investiu na energia solar, que é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. A energia solar é a conversão direta da irradiação solar em energia elétrica, por meio de equipamentos específicos que são instalados em edificações: módulos ou painéis fotovoltaicos, inversor e o medidor bidirecional (“relógio de luz”).
De maneira resumida, funciona da seguinte forma: a radiação emitida pelo Sol é captada pelos módulos, e na sequência, transformada em energia elétrica, sendo equalizada pelo inversor para frequência normal em residências. A partir daí, qualquer equipamento eletro-eletrônico pode utilizá-la normalmente.
A nova fábrica tem o sistema de 136 Placas de 410 w, um Inversor de 50 kw com potência de 55,77 kWh. A estimativa de geração é de 7300kwh/mês, uma economia de cerca de R$ 4.000 por mês.
Iluminação natural
Para iluminação da fabrica foram utilizadas telhas transparente, para a otimização da iluminação natural e diminuição de uso de energia elétrica.
Na parte administrativa são utilizadas ventilação e iluminação natural, para minimizar o uso de ar-condicionado e energia elétrica.
Subestação
O processo de fabricação consome bastante energia elétrica, para não haver sobrecarga na distribuição de energia da região, a Mistercryl instalou uma subestação de energia.
Piso
No pátio de carga e descarga o piso é em brita, invés de cimento ou asfalto, para reduzir a temperatura ambiente e contribuir para re drenagem natural do solo.