Conheça os tipos de tintas e suas formas de uso

Conheça os tipos de tintas e suas formas de uso

O mercado de tintas oferece vários tipos de acabamentos, o que pode deixar o consumidor com dúvidas na hora de escolher o ideal. Confira as dicas para encontrar a mais indicada para cada ambiente e os segredos de cada produto de acordo com a superfície e o local a ser pintado.

 

TINTA LÁTEX PVA | Este tipo de tinta é solúvel em água e seca rapidamente. Geralmente é indicada para superfícies de baixa exposição a intempéries, como paredes internas e áreas secas. Evite usá-la em áreas molhadas, pois sua limpeza se faz apenas com pano úmido.

TINTA ACRÍLICA | Esta tinta tem aspecto similar ao do látex, já que também é solúvel em água e seca rapidamente. “A tinta acrílica, uma evolução da tinta látex, tem maior carga de resinas em sua composição e, por isso, apresenta mais resistência a intempéries e lavagens frequentes. Pode ter acabamentos fosco, acetinado e semibrilho”, explica. Sua impermeabilidade é ideal para áreas externas e molhadas, como cozinha e lavabo. Outro fator a ser levado em conta é o custo: geralmente a acrílica tende a ser mais cara que a látex.

TINTA EPÓXI | Indicada para ambientes com grande fluxo, a tinta epóxi tem maior resistência à abrasão. Com acabamento brilhante, aguenta bem lavagens frequentes, por isso é apropriada para pisos de cozinhas, áreas de serviço, caixas d’água, máquinas, paredes de concreto, tubulações e estruturas metálicas. Na versão sintética e não solúvel em água, algumas fórmulas têm diluição em solventes específicos e catalizadores, por isso deve ser aplicada por mão de obra especializada.

ACABAMENTO FOSCO | Para quem não gosta de brilho e pretende disfarçar defeitinhos e irregularidades nas paredes e tetos, uma boa saída é optar Segundo o gerente de Marketing de Produto da Suvinil, é importante entender se a aplicação será feita na parte interna ou externa. Para a parte interna, podem ser usados produtos premium, standard e econômico. “Em locais de grande circulação ou ambientes que tenham criança ou animal de estimação, a tinta que oferece maior durabilidade é a melhor opção. Em ambientes com menos fluxo de pessoas, é possível utilizar uma tinta mais econômica”, explica. Como nas áreas externas há maior desgaste e acúmulo de sujeira devido às intempéries, vale investir em produtos com alta tecnologia, como os acrílicos premium e os látex premium ou standard.

VERNIZ X STAIN | Elementos fundamentais na arquitetura e na decoração, as madeiras requerem produtos específicos, como vernizes, stains e esmaltes. “Umfator primordial na hora de escolher um acabamento é saber qual a finalidade e o que se espera de seu desempenho para definir as necessidades decorativas”, diz Dulcídio Ramires Macedo, diretor industrial da Montana Química, especializada em produtos para madeiras. Vernizes e stains são os mais usados em portas, janelas, móveis de jardim, pergolados e deques. Mas, apesar de ambos protegerem a madeira, agem de formas diferentes. O verniz é um acabamento de poro fechado, ou seja, cria uma película de proteção e pode alterar os veios da madeira. Requer a remoção pelo acabamento fosco. Por outro lado, esse tipo de tinta tende a reter mais sujeira em relação às tintas com brilho. “Isso ocorre porque a maioria das tintas foscas apresenta poros, que propiciam a fixação da sujeira”, explica Mauro Porto, gerente de Marketing de Produto da Suvinil.

ACABAMENTO ACETINADO | Oferece um leve toque de brilho e um visual intermediário entre fosco e semibrilho. Comboa resistência a lavagens e intempéries, é indicado para paredes, rodapés e portas. Sua limpeza pode ser feita compano úmido.

ACABAMENTO SEMIBRILHO | Este acabamento propicia um brilho intenso, por isso se recomenda que a superfície seja bem acabada e nivelada para não ressaltar as irregularidades. Sua alta impermeabilidade é ideal para áreas externas, mas também pode ser usada em ambientes internos.

ECONÔMICA X STANDARD X PREMIUM | Quanto melhor for a qualidade da tinta, haverá necessidade de menos demãos e menos tempo entre elas, e a pintura será mais durável. As tintas premium têm maior rendimento, cobertura e resistência em comparação à standard e à econômica. É importante entender se a aplicação será feita na parte interna ou externa. Para a parte interna, podem ser usados produtos premium, standard e econômico. “Em locais de grande circulação ou ambientes que tenham criança ou animal de estimação, a tinta que oferece maior durabilidade é a melhor opção. Em ambientes com menos fluxo de pessoas, é possível utilizar uma tinta mais econômica”, explica. Como nas áreas externas há maior desgaste e acúmulo de sujeira devido às intempéries, vale investir em produtos com alta tecnologia, como os acrílicos premium e os látex premium ou standard.

VERNIZ X STAIN | Elementos fundamentais na arquitetura e na decoração, as madeiras requerem produtos específicos, como vernizes, stains e esmaltes. “Um fator primordial na hora de escolher um acabamento é saber qual a finalidade e o que se espera de seu desempenho para definir as necessidades decorativas”. Vernizes e stains são os mais usados em portas, janelas, móveis de jardim, pergolados e deques. Mas, apesar de ambos protegerem a madeira, agem de formas diferentes. O verniz é um acabamento de poro fechado, ou seja, cria uma película de proteção e pode alterar os veios da madeira. Requer a remoção total da camada antes de nova aplicação. Já o stain é um acabamento de poro aberto, pois penetra nas fibras e impregna a madeira de agente fungicida. “Ele realça os veios sem formar uma camada sobre a madeira, como o verniz”. Antes da reaplicação do stain, é preciso lixar e limpar a superfície. Esses produtos têm tecnologia que permite a diluição em água em vez de solvente, com baixo odor e secagem mais rápida.

ESMALTE | Esse tipo de tinta pode ser aplicado em madeiras, metais ferrosos, PVC, alumínio e galvanizados, de ambientes internos e externos. É encontrado em várias opções de cores e nos acabamentos fosco, acetinado e brilhante. Nas versões sem cheiro, seca rapidamente.

Fonte: Casa & Jardim


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *