Azul Royal: Saiba Como Usar na Decoração

Azul Royal: Saiba Como Usar na Decoração

O azul é uma cor relacionada a sensações muito positivas como a tranquilidade, a serenidade e o relaxamento. Por esse e outros motivos, o azul é tão usado na decoração, e dentre seus tons mais populares, está o azul royal.

O azul royal é uma cor profunda e escura, porém, bem viva. É um tom naturalmente elegante, mas que pode ser usado tanto para dar mais seriedade a um ambiente quanto para deixá-lo mais alegre. A seguir vamos dar dicas de como fazer decoração azul royal. Confira e inspire-se com os exemplos que selecionamos!

Tons de azul royal

O próprio azul royal já é um tom de azul, porém, existem também tons de azul royal. Na verdade. são variações da cor azul royal, indo desde tons mais intensos a outros mais claros.

Para falar dos tons de azul royal é interessante dizer que existem dois azuis royais. O tradicional é mais escuro, porém, o azul royal que mais encontramos como inspirações na web é um pouco mais claro. Parecida, porém, menos escuro e intenso.

Sala com tons diferentes de azul royal na parede e no sofá Foto Elena Luka Home

2. A diferença entre os tons diferentes de azul royal tradicional e na web seria mais ou menos como esse na foto acima – Foto: Elena Luka Home

Outras variações que podemos listar como tons de azul royal são o azul bic, que é mais “elétrico” do que a cor azul royal, o azul marinho, que nesse caso é mais escuro e sério, e o azul cobalto, que é um pouco mais fechado.

3. Você pode mesclar os tons de azul na sua decoração – Foto: SP Estúdio

Além desse tons, podemos citar também outros dois tons de azul royal que são o queen blue, um tom médio, menos vivo que o royal, porém, ele é mais claro, e o azure, que é um tom mais claro e mais vivo, é um tom bem próximo a cor do céu limpo em um dia claro.

Sala de estar com tons de azul royal em vários pontos Foto Suite Arquitetos

4. O tom azure seria mais ou menos como o usado nesse quadro da foto – Foto: Suite Arquitetos

Cores que combinam com azul royal

Apesar de ser uma cor forte, o azul royal é, de certa forma, uma cor neutra. Isso porque ela pode ser combinada com muitas outras cores, desde as mais vibrantes até as cores mais discretas. Pensando em uma decoração com menos contraste, você pode usar o azul royal com outros tons de azul, que são com certeza cores que combinam com essa tonalidade.

Cadeiras em azul royal com puff de estofado Foto Brueckezumleben

5. Cadeiras em azul royal com puff de estofado turquesa com estampa branca com azul – Foto: Brueckezumleben]

Já para quem gosta de um visual mais chamativo, há também a possibilidade de combinar a cor azul royal com laranja, que nesse caso seria uma cor complementar. A dica para essa segunda opção de cores que combinam com azul seria escolher uma das cores como dominante e usar a outra apenas em alguns detalhes decorativos do ambiente.

Quarto de menino com parede azul royal com estampa de Tartarugas Ninjas Foto Pascali Semerdjian

6. Aqui podemos ver como o azul royal pode combinar bem com estampas de cores diversas – Foto: Pascali Semerdjian

Já se você quer usar a cor azul royal na decoração, porém, quer manter um visual mais clássico, uma das cores que combinam com o azul royal que você pode usar é o branco. E para uma decoração mais moderna, você também pode usar a cor azul royal com algum tom de cinza.

Quarto de solteiro com parede azul royal e branca Foto Duda Senna

7. A combinação de azul royal e branco deixa o quarto bem clean e bonito – Foto: Duda Senna

Dicas para fazer uma decoração azul royal

Para ficar mais fácil, vamos dividir nossas dicas de como fazer uma decoração azul royal por ambientes da casa. Mas o que podemos antecipar que serve para todos os cômodos é que você pode usar a cor azul royal em paredes inteiras ou apenas em alguns detalhes.

Quarto de solteiro com parede-com degradé do azul royal para o branco Foto Yamagata

8. Quarto de solteiro com parede com degradé do azul royal para o branco – Foto: Yamagata

Uma dica bem importante para utilizar a cor azul royal em espaços menores é tentar manter a cor em alguns detalhes, e não em uma parede inteira, por exemplo, porque isso pode acabar causando a impressão de que o ambiente é ainda menor, o que pode torná-lo claustrofóbico.

Quarto de bebê com parede azul royal e rosa Foto Meyer Cortez

9. A parede azul royal combinada com a parede cor de rosa dá uma suavidade para a decoração do quarto de bebê – Foto: Meyer Cortez

De forma geral, os tons mais escuros de azul, como o azul royal, costumam ser melhor aproveitados quando usados com moderação. Em excesso, esses tons de azul podem gerar angústia e tristeza ao invés de calma e tranquilidade.

Banheiro com paredes e teto em azul royal Foto Infoartweb

10. Como esse banheiro é amplo, as paredes e o teto em azul royal não deixam o ambiente com sensação de ser menor – Foto: Infoartweb


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
×
Olá,
Como posso te ajudar?